Xp Média Móvel


Por Denise Etheridge Você pode usar este tutorial on-line gratuito para aprender o Microsoft Excel 2003 ou 2002, clique aqui para iniciar. Se você estiver usando o Excel 2007, clique aqui para o nosso tutorial do Excel 2007. O Microsoft Excel é uma planilha eletrônica que é executada em um computador pessoal. Você pode usá-lo para organizar seus dados em linhas e colunas. Você também pode usá-lo para executar cálculos matemáticos rapidamente. Este tutorial ensina os conceitos básicos do Microsoft Excel. Embora o conhecimento de como navegar em um ambiente Windows é útil, este tutorial foi criado para o iniciante do computador. Esta lição apresentará a janela do Excel. Você usa a janela para interagir com o Excel. A lição 1 familiarizou você com a janela do Excel 2007. Uma grande vantagem do Excel é que você pode executar cálculos matemáticos e formatar seus dados. Nesta lição, você aprende como executar cálculos matemáticos básicos e como formatar texto e dados numéricos. Ao usar funções, você pode fazer rápida e facilmente muitos cálculos úteis, como encontrar uma média, o número mais alto, o número mais baixo e uma contagem do número de itens em uma lista. Microsoft Excel tem muitas funções que você pode usar. Sua lição ensina como usar as funções e como imprimir. No Microsoft Excel, você pode representar números em um gráfico. Esta lição ensina como criar um gráfico no Excel. Tópicos Populares Quase 30 dos computadores na web ainda estão usando o Windows XP. Foi a primeira versão de consumo do Windows que realmente entregou em sua promessa, fornecendo um sistema estável e confiável após a não-confiável DOS sistemas baseados em Windows 9x. Mas todas as coisas boas chegam ao fim. Há muitas razões pelas quais as pessoas adoram o Windows XP, mas a maioria delas não é uma boa razão para continuar usando. Seu computador Windows XP funciona bem Seu sistema Windows XP pode parecer como ele funciona muito bem. Por que se preocupar em atualizar para uma versão moderna do Windows quando o Windows XP permite que você entre na web, use o Office e faça o que for necessário O Windows XP ainda é suportado por desenvolvedores de software e hardware. Novo software normalmente ainda suporta Windows XP, enquanto o hardware geralmente tem drivers do Windows XP, também. Esse novo iPhone 5S ainda pode sincronizar com o iTunes no Windows XP, afinal. Infelizmente, a realidade é que o seu sistema Windows XP não vai continuar funcionando bem para sempre. Como a Microsoft deixa de lançar atualizações de segurança, seu vai ser cada vez mais inseguro. Os atacantes irão explorar todos os buracos de segurança que conhecem. Mais e mais furos serão encontrados ao longo do tempo, e eles nunca serão remendados. Sim, você pode tentar proteger o XP, mas você é muito mais seguro se você atualizar para uma versão moderna do Windows Atualizar do Windows XP para um sistema operacional moderno em 7 etapas simples Atualização do Windows XP para um sistema operacional moderno em 7 etapas simples Seu tempo para Diga adeus A Microsoft está terminando o suporte oficial para o Windows XP em 8 de abril de 2014. Você está em risco Se você ainda estiver executando esse antigo sistema operacional, é hora de atualizar. Consulte Mais informação . A extremidade da sustentação de Microsofts é igualmente um sinal aos colaboradores do software e da ferragem que sua hora de parar de suportar Windows XP. Novos softwares e hardware acabará por parar de suportar o Windows XP, assim como ele não suporta mais o Windows 98 3 Bugs do Windows 98 Vale a pena revisitar 3 Bugs do Windows 98 Vale a pena revisitar É apenas nostalgia que me mantém ligado a este sistema operacional ou o Windows 98 realmente vale a pena lembrar Este sistema operacional lançado há 15 anos teve seus altos e baixos. Os críticos foram bastante duros. Consulte Mais informação. O Google Chrome suportará o Windows XP até pelo menos abril de 2015, mas o Chrome poderá parar de oferecer suporte ao Windows XP em quase um ano a partir de agora. Você simplesmente não pode usar o Windows XP para sempre, e nows um bom momento para seguir em frente. Solução. Aceite que o Windows XP se torne cada vez mais vulnerável a ataques e não seja suportado por novos softwares e hardware ao longo do tempo. O Windows XP será um dia o que o Windows 98 é hoje um sistema operacional antigo, incompatível e inseguro. XP é familiar e você não quer Windows 8 Windows XP foi com a gente por tanto tempo que parece familiar e confortável, como um velho par de sapatos. Mas, quando esse velho e confortável par de sapatos começa a desmoronar, é hora de comprar novos. Pior ainda, a versão mais recente do Windows é muito diferente do Windows XP. A primeira versão do Windows 8 didnt mesmo ter um botão Iniciar Start Menu, Como eu Miss Thee: 4 maneiras de fazer um menu Iniciar no Windows 8 Menu Iniciar, como eu Miss Thee: 4 maneiras de fazer um menu Iniciar no Windows 8 Windows 8 Derrubou o machado no Menu Iniciar. Esta é uma característica que ninguém prestou atenção especial por anos, mas sua morte inoportuna causou todos os tipos de desespero. Não somente. Consulte Mais informação. E Windows 8.1 8 Super Windows 8.1 Tweaks para usuários avançados 8 Super Windows 8.1 Tweaks para usuários avançados Com Windows 8.1 veio muitas mudanças. Algumas opções são completamente novas, outras foram alteradas ou movidas. Se você está usando o Windows 8.1 em um desktop, tablet ou algo no meio, esses ajustes serão úteis. Leia mais ainda tem uma interface inteiramente nova no topo da área de trabalho. Felizmente, você ainda pode atualizar para o Windows 7 O Windows 7 será suportado até 2020 e é amplamente considerado o novo Windows XP. O Windows 7 parece diferente, mas é fundamentalmente muito semelhante ao menu Iniciar do Windows XP, à barra de tarefas, ao Painel de controle e a todas as coisas usuais. Não há estranho touch-first interface ficando no caminho. Você também pode fazer o Windows 7 parecer mais familiar. Por exemplo, você pode ajustar a barra de tarefas para funcionar como fez no Windows XP e ativar o tema clássico do Windows, que irá remover esse vidro transparente e fornecê-lo com uma cinza, interface do Windows 2000 estilo. Solução. Se você gosta de como o Windows XP é familiar, salte o Windows 8 e atualize para o Windows 7. Você pode fazer o Windows 7 funcionar e parecer mais com o Windows XP e funciona como um Windows XP melhorado mesmo se você não personalizá-lo. Novas versões do Windows são caras Quando falamos sobre atualização, as pessoas pensam em levar seu computador atual e instalar uma nova versão do Windows nele. No entanto, isso geralmente é uma má idéia uma cópia in a box do Windows 7 ou 8 custa cerca de 100. Isso é realmente um monte de dinheiro quando você pode pegar um novo computador com uma nova versão do Windows para algumas centenas de dólares. Ao invés de comprar uma cópia dispendiosa do Windows, provavelmente você deve comprar um computador novo. Windows XP foi substituído por Windows Vista há muito tempo, mas permite dizer que você pulou o Windows Vista e preso com o Windows XP até que o Windows 7 saiu. O Windows 7 foi lançado em 22 de julho de 2009. Isso significa que, mesmo se você comprou um PC com Windows XP quando o Windows Vista estava atualizado, seu computador tem pelo menos quatro anos e meio de idade. Claro, se você tem um PC caro que ainda cantarola muito bem, você pode querer ficar com o seu hardware atual, mas a maioria das pessoas vai querer obter novo hardware. Se você não quiser comprar um computador novo ainda, assegurando que o sistema Windows XP 4 maneiras de Bulletproof Windows XP Forever 4 maneiras de Bulletproof Windows XP Forever Windows XP está programado para ser exterminado para sempre pela Microsoft em abril de 2014. É o Última etapa de um esforço de vários anos para matar o sistema operacional. Windows XP é um dos. Leia mais pode ajudar, mas você provavelmente deve estar pensando em comprar um novo computador em breve. Solução. Compre um novo computador em vez de uma cara cópia em caixas do Windows. Atualizar é Time-Consuming Upgrading leva algum tempo. Se estiver a instalar uma nova versão do Windows no seu computador actual, tem de fazer uma cópia de segurança dos dados, instalar a nova versão do Windows, instalar controladores de hardware, instalar o software que utiliza, copiar os ficheiros para o computador e configurar tudo. Isso poderia levar o dia todo, mesmo se você souber o que está fazendo. Junto com o preço, o aborrecimento de atualizar é uma razão para muitas pessoas não colocar novas versões do Windows em seus computadores atuais. Mais uma vez, você está melhor apenas obtendo um novo computador certo, você terá que mover seus arquivos para o novo sistema e configurá-lo, mas a criação de um novo computador brilhante se sente muito melhor do que passar um dia brincando com seu computador antigo. Existem também ferramentas que facilitam a migração de seus arquivos. A Microsoft está mesmo fornecendo uma cópia gratuita do PCmover Express. Um programa comercial de migração de dados. Ele moverá seus dados do seu PC com Windows XP para um novo PC com Windows através da rede. Há também outras ferramentas que você pode usar a Apple ainda fornece uma ferramenta que irá copiar os dados do seu computador com Windows XP para um Mac. Solução. Obtenha um novo computador e use uma ferramenta de migração de dados para acelerar as coisas. Compatibilidade de Software e Hardware Alguns softwares antigos funcionam apenas no Windows XP, e alguns dispositivos de hardware antigos apenas têm drivers para Windows XP. Este software ou hardware não funciona em versões mais recentes do Windows Como executar jogos antigos Software amp no Windows 8 Como executar jogos antigos amp Software no Windows 8 Um dos pontos fortes da Microsoft - e fraquezas - é o foco na compatibilidade com versões anteriores. A maioria dos aplicativos do Windows funcionará perfeitamente no Windows 8. Isso é especialmente verdadeiro se eles trabalhassem no Windows 7. Leia mais. Então você pode estar mantendo um sistema Windows XP por esse motivo. Por um lado, se você é um usuário doméstico típico com um programa antigo, talvez o seu tempo para encontrar um programa moderno que faz a mesma coisa. Se você tem uma impressora antiga que não tem drivers para novas versões do Windows, talvez seja apenas o momento de comprar uma nova impressora. Você não pode continuar usando esse material antigo, sem suporte para sempre. Por outro lado, algumas empresas estão em problemas mais graves. Uma empresa pode ter um hardware crítico e insubstituível que suporte apenas o Windows XP. Ou eles podem ter uma linha interna de aplicativo de negócios que requer Internet Explorer 6 Se você ainda está usando IE6 Você é um problema Opinião Se Youre ainda usando IE6 Você é um problema Opinião IE6 foi o melhor dos melhores quando veio recém-espremido Da fábrica de software Microsofts. Por causa disso, ele foi capaz de alcançar o registro de quota de mercado de 95 navegadores no auge de. Consulte Mais informação. Atualizar pode simplesmente não ser uma opção para um negócio se ele exige ter um novo pedaço de software personalizado construído ou comprar caro, nicho de hardware. Claro, no longo prazo, o negócio deve atualizar, mas isso é mais fácil dizer do que fazer. De todas as razões para não atualizar aqui, este é o melhor. Se você pode substituir o software antigo e hardware, você deve, mas se você é um negócio com coisas caras ou personalizadas, você pode não ser capaz de substituir tudo no tempo. Soluções. Se você tiver o software somente para Windows XP, tente atualizar para uma versão moderna do Windows e executar o Windows XP em uma máquina virtual Faça o download do Windows XP gratuitamente e legalmente, diretamente da Microsoft Faça o download do Windows XP gratuitamente e legalmente, Progresso e Microsoft move-se a partir do Windows 7 para o Windows 8 e além, é certamente começar a se sentir como o Windows XP é apenas um artefato do passado. Mas é lá. Consulte Mais informação. Em seguida, você pode usar o software Windows XP somente em um contêiner isolado. Se você tiver o hardware ou o software somente para o Windows XP, você pode querer isolar esse sistema XP desconectá-lo da rede ou bloqueá-lo de acessar a Internet para que você possa usar seu hardware legado ou software sem expor esse computador XP a uma Internet perigosa. Siga nosso guia para tornar o Windows XP o mais seguro possível 4 maneiras de Bulletproof Windows XP Forever 4 maneiras de Bulletproof Windows XP Forever Windows XP está programado para ser exterminado para o bem pela Microsoft em abril de 2014. É a última etapa de um multi - Ano esforço para matar o sistema operacional. Windows XP é um dos. Leia mais se você simplesmente não pode atualizar. Seja qual for a sua razão, você não será capaz de ficar com o Windows XP para sempre. É hora de deixar ir do Windows XP e seguir em frente, mesmo se você não pode atualizar hoje, você deve estar fazendo planos para atualizar em vez de ficar com o XP para os próximos anos. 45 comentários Escreva um comentário Últimos brindes Artigos Relacionados Subscrever a nossa NewsletterGamemastering O que é um Game Master Você já deve saber o que é um Game Master. A definição provável, se você está lendo isso, é você. Mas se você não sabe, um Game Master (ou GM) é o jogador que arbitra as regras do jogo e controla as ações de cada elemento do jogo que não é controlado explicitamente pelos outros jogadores. Mas como qualquer mestre de jogos experiente sabe, ser um GM também é muito, muito mais. Hospedeiro . Game Masters são a força unificadora por trás da maior parte do jogo, não apenas organizando um evento social, mas proporcionando emoção e entretenimento para aqueles que participam. Mastermind. GMs trabalham para manter uma dinâmica de jogos movendo-se em direcções que entreter todos os jogadores, explorando as histórias e configurações que eles desejam. Para tais fins, um GM manipula dezenas de elementos, desde a forma como os componentes narrativos se desdobram até que regras são usadas e como elas funcionam em todas as situações. Mediador. Assim como os GMs asseguram que todos os jogos e regras trabalhem juntos para entreter, eles também devem assegurar que os próprios jogadores engrenem e cooperem. Ator. Através do GM, o elenco de mundos de fantasia inteiras toma o palco. Em uma determinada sessão, um mestre de jogo pode ser um camponeso generoso ou um rei conivente, um dragão desenfreado ou uma divindade enigmática. Qualquer que seja a persona, os personagens de GMs são tão convincentes, cativantes, desprezíveis ou memoráveis ​​quanto a pessoa que os retrata. Patrono . Enquanto GMs constantemente confrontar seus jogadores com todos os tipos de perigos, eles também servem como a fonte de cada recompensa que os PCs nunca ganhar, a partir de cada experiência ponto de tesouros da lenda. Construtor do mundo. GMs controlar quase todos os aspectos de uma realidade de fantasia inteira. Com não apenas um mundo, mas talvez até mesmo vários planetas, aviões ou mesmo configurações mais estranhas sob a direção dos GMs, quanto mais introspecção e previsões investirem nas maneiras e no funcionamento dos locais, mais credíveis se tornam. Contador de histórias Entre as tarefas mais importantes dos GMs está a imaginar e contar histórias envolventes. Designer de jogos. Mesmo com a vasta gama de opções disponíveis, apenas os GMs sabem que ameaças seus jogadores podem enfrentar ou poderes que possam vir a controlar. Assim como os GMs arbitram as regras dentro de seus jogos, eles também podem manipular, reorientar e inventar novas regras para melhorar seus jogos. Diretor. Ao longo de uma campanha, Game Masters têm necessidade de dezenas de personagens e centenas de encontros, escolhendo e personalizando cada um e apresentando-os no entanto melhor ajuda o enredo global. Independentemente da habilidade ou experiência como um Game Master, é provável que cada GM pode identificar um desses papéis como uma área em que ela não tem experiência ou confiança. Este site procura abordar tais necessidades, aconselhamento sobre aspectos desafiadores de campanhas, contribuindo com novas opções e inspirações e atualizando os elementos clássicos dos jogos. Mais importante ainda, as inúmeras ferramentas aqui são projetadas para não mudar jogos ou dizer GMs como eles devem jogar, mas sim para inspirar novas histórias e economizar esforço, deixando GMs com mais tempo para executar exatamente as aventuras que eles e seus grupos querem playor ou ter sido Jogando por anos. Personalizando seu jogo Os jogos de roleplaying são, em seus núcleos, simulações, com a maioria das regras se concentrando em como realizar façanhas épicas e participar das fantásticas aventuras de heróis lendários. Quando a Design Parte de uma diversão GMs não é apenas chegando com emocionantes aventuras, mas inventando novas maneiras de apresentar suas aventuras. Enquanto o capítulo 2 discute muitas técnicas de um GM pode usar para tornar sua campanha mais cativante, boa organização, ferramentas de rastreamento, folhetos e similares arent sempre o suficiente. Às vezes, um GM pode achar que não há ajuste perfeito dentro das regras existentes para um encontro, criatura ou outro elemento que ele gostaria de incluir. No entanto, em vez de ser dissuadido e ter que reimaginar sua aventura, é completamente dentro do GMs purview para ser criativo com as regras para fazer o que ele quer ou uma campanha precisa. Em última análise, enquanto as regras são projetadas para facilidade de uso e para promover a justiça em um jogo, eles existem para ajudar um GM contar sua história, e nunca deve ser um obstáculo para jogar. Se revisar as regras ou reformulá-las para melhor se adequar a uma situação melhora uma aventura, o Mestre está dentro de seus direitos de fazer os ajustes que entender adequados. No nível mais simples, tais mudanças podem ser puramente cosméticas, usando as estatísticas de um monstro existente ao descrever alguma nova ameaça, ou descrevendo um item mágico de forma diferente de sua interpretação típica, por exemplo. Em outros casos, as regras reais podem ser alteradas como o GM escolhe, embora o equilíbrio ea justiça do jogo deve sempre permanecer uma consideração. Não há nada de errado em aumentar os pontos de vida de um grande vilão ou monstro se os PCs correm o risco de sofrer um clímax de campanhas, ou aumentar a DC de uma doença que se destina a ser especialmente virulenta. Em tais casos, porém, o GM deve considerar se não fazer uma mudança é realmente ruim para um jogo. Às vezes verdadeiros heróis matam um dragão em uma única rodada ou encolhem os ombros da praga devastadora do mundo, e essas coisas fazem os jogadores se sentirem especiais e permanecerem memoráveis ​​muito depois da aventura terminar. Ocasionalmente, porém, uma aventura pode exigir uma mudança que uma alteração cosmética ou um ajuste aleatório não satisfazem. Nesses casos, os GMs têm a opção de criar seus próprios subsistemas simples para lidar exatamente com a circunstância que desejam. Além do que um GM determina, não há outra autoridade que uma regra ou subsistema deve apaziguar para uso em um jogo. Enquanto as regras publicadas normalmente têm o benefício do design profissional e playtesting extensivo, não há nada impedindo qualquer GM de projetar seus próprios componentes. Isso pode ser básico, como usar regras existentes para criar itens mágicos ou monstros mais complexos, como usar feitiços existentes como diretrizes para criar novos ou totalmente novos, como muitos dos subsistemas neste capítulo. Enquanto GMs desconfortável com os detalhes de um jogo pode querer manter as coisas simples ou imitar as regras existentes, aqueles mais experientes podem tentar projetar qualquer elemento que eles sentem poderia melhorar seu jogo. Projetar novos elementos para um jogo não precisa ser assustador, e tirar sugestões de exemplos existentes serve como um fantástico ponto de partida. Um GM pode projetar mesas de monstro errantes para sua aventura específica, personalizar um novo tipo de pessoal para um vilão ou criar um novo tipo de risco de tornado flamejante para uma caminhada lateral no Plano de Fogo. Em cada um desses casos, modelos ou componentes existem para esses elementos, exigindo apenas um pouco de personalização por parte da GM, mas sentindo-se completamente exclusivo para os jogadores, que é todas as questões. Do outro lado do espectro, se o GM precisa de regras complexas para argumentar em tribunal, escalar em animais titânicos, ou disparar um cânone laser, ele pode ser forçado a confiar em sua própria engenhosidade. Nesses casos, sistemas simples e flexíveis tendem a funcionar melhor, especialmente quando se baseiam em regras estabelecidas. No caso de argumentos de corte, pode-se conceber uma escala para uma opinião de reis, e ter as ações e urgências de PCs e NPCs afetam a escala de uma maneira ou de outra, criando um sistema de argumento mais matizado do que um simples teste de Diplomacia. Os GMs devem tentar testar seus sistemas de regras antes que os jogos comecem, compará-los com as regras existentes e, em seguida, deixar os jogadores sabem que estão tentando regras que o GM criou a si mesmo. Se as coisas correrem mal, o GM pode ajustar elementos na mosca ou até mesmo abandonar o sistema em favor de regras mais padrão e voltar para a prancheta após o jogo. Se as coisas correrem bem, no entanto, o GM pode solicitar feedback e fazer ajustes adicionais, mexendo até hes inventou uma nova ferramenta útil. Quando para disfarçar Muitas vezes a aparência de uma regra funciona tão bem como uma regra. Para um GM que enfrenta uma situação para a qual parece não haver nenhuma referência óbvia nas regras dos jogos, mas que também não tem tempo nem interesse necessários para criar um novo subsistema, uma boa narrativa, uma arbitragem imparcial e um pouco de decepção podem Normalmente resolver o problema e manter um jogo em movimento ao longo. Quando a necessidade de um novo elemento regras surge inesperadamente meados do jogo, thats raramente o tempo para parar e começar a projetar novas regras. Quando você puder fàcilmente fazer algumas mudanças cosmetic às réguas existentes e aos blocos do stat se você souber dos elementos que puderam servir como os bons stand-ins, às vezes os jogadores vêm acima com os planos que nenhum sistema das réguas poderia explicar. Digamos que um PC quer correr, pular de um penhasco e atacar um dragão que passa por cima, cavando em seu machado para manter a posse da fera. Enquanto as regras existem para elementos da ação, aderindo e pendurado em uma arma embutida em outra criatura não faz parte do sistema de jogo. No entanto, em vez de negar a um personagem a oportunidade de tentar um feito heróico, você poderia facilmente confiar nos resultados das regras que você sabe arbitrar aqueles que você não. Por exemplo, se o mesmo personagem rola alto em sua habilidade de habilidade de Acrobacia e excede significativamente seus objetivos AC com seu ataque, você poderia declarar que seu plano funciona e ela agora está sendo arrastada pelo dragão. Alternativamente, se o PC fique ruim, ela pode estar em uma queda longa. De qualquer maneira, interpretar as regras existentes de maneira não convencional, ou mesmo apenas chamar uma verificação de habilidade para sugerir um resultado bom ou ruim, pode salvá-lo de paginação através de volumes de regras tentando encontrar um ajuste perfeito inexistente. E com alguns shuffling de notas e papéis ocultos dados, nenhum jogador deve ser o mais sábio para tal decisão improvisada. Projetando Encontros O coração de qualquer aventura são seus encontros. Um encontro é qualquer evento que coloca um problema específico antes dos PCs que eles devem resolver. A maioria dos encontros combate com monstros ou NPCs hostis, mas há muitos outros tipos de corredores presos, uma interação política com um rei suspeito, uma passagem perigosa sobre uma ponte de corda raquítica, um argumento embaraçoso com um NPC amigável que suspeita que um PC o traiu , Ou qualquer coisa que adicione drama ao jogo. Brain-teasing puzzles, roleplaying desafios e verificações de habilidade são todos os métodos clássicos para resolver encontros, mas os mais complexos encontros para construir são os mais comuns onescombat encontros. Ao projetar um encontro de combate, você primeiro decide que nível de desafio você quer que seus PCs enfrentem, então siga as etapas descritas abaixo. Etapa 1Determine o nível médio do partido (APL) Determine o nível médio dos personagens do jogador, que é o nível médio do partido (APL). Você deve arredondar esse valor para o número inteiro mais próximo (esta é uma das poucas exceções para a regra de arredondamento para baixo). Observe que essas diretrizes de criação de encontro assumem um grupo de quatro ou cinco PCs. Se o grupo contiver seis ou mais jogadores, adicione um ao seu nível médio. Se o seu grupo contém três ou menos jogadores, subtraia um do seu nível médio. Por exemplo, se o seu grupo é composto por seis jogadores, dois dos quais estão no 4º nível e quatro no 5º nível, o APL é 6º (28 níveis totais, divididos por seis jogadores, arredondando e adicionando um ao resultado final) . Passo 2Determine a Classificação de Desafio (CR) A Classificação de Desafio (ou CR) é um número conveniente usado para indicar o perigo relativo apresentado por um monstro, armadilha, perigo ou outro encontro, quanto mais alto o RC, mais perigoso o encontro. Consulte a Tabela: Projeto de Encontro para determinar a Classificação de Desafios que seu grupo deve enfrentar, dependendo da dificuldade do desafio que você quer e do APL do grupo. Por exemplo, let8217s dizem que você quer que seu grupo de seis PCs de 8º nível enfrente um encontro desafiador contra um grupo de gárgulas (cada CR 4) e seu chefe gigante de pedra (CR 8). Os PCs têm um APL de 9 e Tabela: Encounter Design diz que um encontro desafiador para o seu grupo de APL 9 é um encontro de CR 10 9.600 XP de acordo com Tabela: Experience Point Awards. No CR 8, o gigante de pedra vale 4.800 XP, deixando-o com mais 4.800 pontos no seu orçamento XP para as gárgulas. Gárgulas são CR 4 cada, e, portanto, vale 1.200 XP cada, o que significa que o encontro pode suportar quatro gárgulas no seu orçamento XP. Você poderia refinar ainda mais o encontro, incluindo apenas três gárgulas. Deixando você com 1.200 XP para gastar em um trio de pequenos servos elementais de terra (em CR 1, cada um vale 400 XP) para ajudar ainda mais o gigante de pedra. Adicionando NPCs. Criaturas cujos Dados de Vida são apenas um fator de seus níveis de classe e não uma característica de sua raça, como todas as corridas de PC detalhadas em Raças. São fatorados em combates um pouco diferente do que monstros normais ou monstros com níveis de classe. Uma criatura que possui níveis de classe, mas não tem nenhum Dado de Vida racial, é tida como uma criatura com CR igual a seus níveis de classe 1. Uma criatura que possui apenas níveis de classe não-jogador (como um guerreiro ou um adepto) É considerada como uma criatura com um CR igual a seus níveis de classe 2. Se essa redução reduziria a CR de uma criatura para abaixo de 1, sua CR desce um passo na seguinte progressão para cada etapa abaixo de 1, esta redução faria: 12, 13 , 14, 16, 18. Encontros CR elevados. Os valores de XP para encontros de alta CR podem parecer bastante assustadores. Tabela: Equivalências CR fornece algumas fórmulas simples para ajudá-lo a gerenciar esses grandes números. Ao usar um grande número de criaturas idênticas, este gráfico pode ajudar a simplificar a matemática, combinando-os em um CR, tornando mais fácil encontrar o seu valor de XP total. Por exemplo, usando este gráfico, quatro CR 8 criaturas (vale 4.800 XP cada) são equivalentes a CR 12 criatura (vale 19.200 XP). Ajustes de CR ad hoc. Enquanto você pode ajustar um CR específico monster8217s avançando-o, aplicando modelos, ou dando-lhe níveis de classe, você também pode ajustar uma dificuldade de encontro8217s aplicando ajustes ad hoc para o encontro ou criatura em si. Listadas aqui estão três maneiras adicionais que você pode alterar a dificuldade de um encontro. Tabela: CR Equivalências Número de Criaturas Terreno Favorável para os PCs. Um encontro contra um monstro que está fora de seu elemento favorecido (como um yeti encontrado em uma caverna sufocante com lava, ou um enorme dragão encontrado em uma pequena sala) dá aos PCs uma vantagem. Construir o encontro como normal, mas quando você premiar experiência para o encontro, fazê-lo como se o encontro foram um CR inferior ao seu CR real. Terreno desfavorável para os PCs. Os monstros são projetados com a suposição de que eles são encontrados em seu terreno favorecido, encontrar um aboleth de respiração de água em uma área subaquática não aumenta o CR para esse encontro, mesmo que nenhum dos PCs respire água. Se, por outro lado, o terreno impactar o encontro de forma significativa (como um encontro contra uma criatura com blindsight em uma área que suprime toda a luz), você pode, a sua opção, aumentar o prêmio XP eficaz como se o encontro8217s CR foram Um mais alto. Ajustes de engrenagens NPC. Você pode aumentar ou diminuir significativamente o nível de potência de um NPC com níveis de classe ajustando a engrenagem NPC8217s. O valor combinado de uma engrenagem NPC8217s é dado em Criando NPCs na Tabela: NPC Gear. Um NPC classificado sem gear deve ter seu CR reduzido em 1 (desde que a perda de engrenagem realmente prejudique o NPC), enquanto um NPC classificado que, em vez disso, tem uma velocidade equivalente à de um PC (conforme listado na Tabela: Character Wealth by Level ) Tem um CR de 1 superior ao seu CR real. Seja cuidadoso conceder NPCs esta engrenagem extra, thoughespecially nos níveis elevados, onde você pode soprar para fora seu orçamento inteiro do tesouro de adventure8217s em uma queda swoop Tabela: Riqueza do caráter pelo nível que concede a experiência Personagens avança no nível derrotando monsters, superando desafios e completando adventuresin assim Fazendo, eles ganham pontos de experiência (XP para abreviar). Embora você possa premiar pontos de experiência assim que um desafio for superado, isso pode rapidamente interromper o fluxo de jogo. É mais fácil simplesmente premiar pontos de experiência no final de uma sessão de jogo dessa maneira, se um personagem ganha XP suficiente para ganhar um nível, ele não interrompe o jogo enquanto ele nivela seu personagem. Ele pode, em vez disso, tomar o tempo entre as sessões de jogo para fazer isso. Mantenha uma lista dos CRs de todos os monstros, armadilhas, obstáculos e roleplaying que os PCs superaram. No final de cada sessão, atribua XP a cada PC que participou. Cada monstro, armadilha e obstáculo concede uma quantidade fixa de XP, conforme determinado pelo seu CR, independentemente do nível da festa em relação ao desafio, embora você nunca deve se preocupar em premiar XP para desafios que tenham um CR de 10 ou mais Inferior ao APL. Os encontros de RPG normais geralmente têm um CR igual ao nível médio do partido (embora encontros de roleplaying particularmente fáceis ou difíceis possam ser um maior ou menor). Existem dois métodos para premiar o XP. Enquanto um é mais exato, ele requer uma calculadora para facilidade de uso. O outro é um pouco mais abstrato. XP exato. Uma vez que a sessão de jogo acabou, pegue a lista de números de CR derrotados e procure o valor de cada CR na Tabela: Prêmios Experience Point na coluna XP Total. Adicione os valores de XP para cada CR e divida este total pelo número de caracteres, pois cada personagem ganha uma quantidade de XP igual a este número. Resumo XP. Simplesmente adicione os prêmios XP individuais listados para um grupo do tamanho apropriado. Neste caso, a divisão é feita para youyou só precisa de total até todos os prêmios para determinar quantos XP para atribuir a cada PC. Concessões da história. Sinta-se à vontade para premiar Prêmios de História quando os jogadores concluírem uma história importante ou fizerem uma importante conquista. Estes prêmios devem valer o dobro da quantidade de pontos de experiência para um CR igual ao APL. Arcos de história particularmente longos ou difíceis podem premiar ainda mais, a seu critério, como GM. Colocando o Tesouro À medida que os PCs ganham níveis, a quantidade de tesouro que carregam e usam também aumenta. O jogo assume que todos os PCs de nível equivalente têm quantidades aproximadamente iguais de itens de tesouro e magia. Desde que o rendimento preliminar para um PC derive do tesouro e do loot ganhos do adventuring, it8217s importante moderar a riqueza e os hoards você coloc em suas aventuras. Para ajudar na colocação do tesouro, a quantidade de tesouros e itens mágicos que os PCs recebem por suas aventuras está vinculada à Classificação do Desafio dos encontros que eles enfrentam mais alto um CR de encontro, mais tesouro pode premiar. Tabela: Riqueza de Personagem por Nível lista a quantidade de tesouro que cada PC espera ter em um nível específico. Observe que esta tabela assume um jogo de fantasia padrão. Os jogos de baixa fantasia podem atribuir apenas metade desse valor, enquanto jogos de alta fantasia podem dobrar o valor. Presume-se que parte deste tesouro é consumido no decurso de uma aventura (como poções e pergaminhos), e que alguns dos itens menos úteis são vendidos por metade do valor para artes mais útil pode ser comprado. Tabela: Riqueza de Personagem por Nível também pode ser usado para alavancar orçamento para personagens começando acima do primeiro nível, como um novo personagem criado para substituir um morto. Os personagens não devem gastar mais de metade da sua riqueza total em qualquer item. For a balanced approach, PCs that are built after 1st level should spend no more than 25 of their wealth on weapons, 25 on armor and protective devices, 25 on other magic items, 15 on disposable items like potions, scrolls, and wands, and 10 on ordinary gear and coins. Different character types might spend their wealth differently than these percentages suggest for example, arcane casters might spend very little on weapons but a great deal more on other magic items and disposable items. Table: Treasure Values per Encounter lists the amount of treasure each encounter should award based on the average level of the PCs and the speed of the campaign8217s XP progression (slow, medium, or fast). Easy encounters should award treasure one level lower than the PCs8217 average level. Challenging, hard, and epic encounters should award treasure one, two, or three levels higher than the PCs8217 average level, respectively. If you are running a low-fantasy game, cut these values in half. If you are running a high-fantasy game, double these values. Encounters against NPCs typically award three times the treasure a monster-based encounter awards, due to NPC gear. To compensate, make sure the PCs face off against a pair of additional encounters that award little in the way of treasure. Animals, plants, constructs, mindless undead, oozes, and traps are great low treasure encounters. Alternatively, if the PCs face a number of creatures with little or no treasure, they should have the opportunity to acquire a number of significantly more valuable objects sometime in the near future to make up for the imbalance. As a general rule, PCs should not own any magic item worth more than half their total character wealth, so make sure to check before awarding expensive magic items. Note: CR 21-30 from Bestiary 4 Table: Treasure Values per Encounter Treasure per Encounter Making Ordinary Treasures Special Treasure needn8217t be mechanically unique to have an interesting backstory or serve as the catalyst for an adventure. Standard items can be made unique without changing their mechanics by adding flavorful descriptions or backstories. Alternatively, making an item intelligent or cursed, combining two items into one, or adding an unusual power to an existing item are all perfectly good changes that can make items more memorable. Consider the following suggestions for making the mundane exciting in your campaign. Family Relic . Similar to providing a historical background for an item, creating a story that directly connects the item to one or more player characters in the game allows a GM to spin a fascinating storypossibly one that is directly connected to a story feat. For example, the tapestry that once hung over the throne of a PC8217s grandfather8217s castle may be the proof the group needs to recover to convince the land8217s subjects of that character8217s right to rule. Haunted . A restless spirit haunts the item. This lingering spirit might be something that evokes sympathy from the PCs, such as a young child who died in a tragic way or a grandmother who was killed by her family so they could gain her fortune. Such spirits may be benevolent, allowing the characters to use the item without complication, but appearing upon the item8217s use, reminding the party of the object8217s brutal history and asking them to help grant the spirit peace. Alternatively, a nasty spirit could inhabit the item, in which case each use might require a battle of wills. In this case, the party might then seek the means to exorcise the spirit so that they could gain unfettered use of the item8217s powers. Historical Significance . An item doesn8217t need to be magical to be valuable. A mundane sword wielded by a famous war hero or a suit of leather armor crafted by artisans of a long-lost civilization could provide adventure hooks involving the historical figures or cultures associated with the item. Historians and collectors alike would prize such items simply to study or own, and may send PCs on adventures to retrieve them. Bards in particular may be interested in tracking down such pieces, as the recovery could earn the lore masters prestige as procurers of museum-worthy items. Intelligent . Give an item a spark of intelligence to make it more intriguing. Certainly the player characters are used to intelligent weapons, but what about an intelligent folding boat Once an item is imbued with intelligence, its use can no longer be taken for granted, instead requiring a diplomatic encounter or battle of wills. Can the PCs convince the boat to unfold If so, can they then persuade or cajole it to allow them aboard to make their journey Using an intelligent item can prove problematic if the PCs don8217t appease it in some wayand woe to the adventurer to whom it takes a disliking. Named . When you name an item, many players automatically think of it as something special. Proper names pique interest, and you may find players asking to research the named item at various libraries and taking notes about the discovered references. Admittedly, a name may just be a trick to interest the party in a relatively simple ring of protection 2, but referring to it as the ring of the High Priest Boraz certainly makes the item more intriguing in the story. Your players will think fondly on their efforts to recover the itemeven if it8217s no different from any other magical ring. Adventure Prerequisite . Sometimes, finding an item is necessary before a larger adventure can commence. Though required, such an item may have no further importance beyond being necessary to achieve another goal. For example, suppose the PCs need to find the key to an otherwise impenetrable vault. The key, they learn, isn8217t a traditional key, but rather a 1 longsword lost somewhere in the jungle. The search for the sword thus becomes part of a larger campaign. Cosmetic Variation . Who says every rod of rulership, cloak of the mountebank, or flying carpet has to look exactly the same Where8217s the fun in that Sure, the item works the same as the other ones, but making a small variation, even if just a minor or superficial change, opens a tremendous host of possibilities for making treasure more wondrous. Artisans take pride in their work, so infuse items with some of their creators8217 personalities For example, a quirky, insect-loving mage may have created a feather token whose 8220bird8221 looks like a fly, mosquito, or pesky flying termite there8217s no reason it has to specifically look like a bird. Valuable Material . To make a fairly mundane item more prized, alter the materials used to craft it. For example, a rope of entanglement could be coveted because it8217s made of spun gold, or was woven from the thick locks of a golden-haired azata or the mane of a unicorn, rather than from the usual hemp fibers. Building a Treasure Hoard While it8217s often enough to simply tell your players they8217ve found 5,000 gp in gems and 10,000 gp in jewelry, it8217s generally more interesting to give details. Giving treasure a personality can not only help the verisimilitude of your game, but can sometimes trigger new adventures. The information below can help you randomly determine types of additional treasuresuggested values are given for many of the objects, but feel free to assign values to the objects as you see fit. It8217s easiest to place the expensive items firstif you wish, you can even randomly roll magic items, using the tables in Magic Items. to determine what sort of items are present in the hoard. Once you8217ve consumed a sizable portion of the hoard8217s value, the remainder can simply be loose coins or non-magical treasure with values arbitrarily assigned as you see fit. Coins . Coins in a treasure hoard can consist of copper, silver, gold, and platinum piecessilver and gold are the most common, but you can divide the coinage as you wish. Coins and their value relative to each other are described at the start of Equipment . Gems . Although you can assign any value to a gemstone, some are inherently more valuable than others. Use the value categories below (and their associated gemstones) as guidelines when assigning values to gemstones. Low-Quality Gems (10 gp) . agates azurite blue quartz hematite lapis lazuli malachite obsidian rhodochrosite tigereye turquoise freshwater (irregular) pearl Semi-Precious Gems (50 gp) . bloodstone carnelian chalcedony chrysoprase citrine jasper moonstone onyx peridot rock crystal (clear quartz) sard sardonyx rose, smoky, or star rose quartz zircon Medium Quality Gemstones (100 gp) . amber amethyst chrysoberyl coral red or brown-green garnet jade jet white, golden, pink, or silver pearl red, red-brown, or deep green spinel tourmaline High Quality Gemstones (500 gp) . alexandrite aquamarine violet garnet black pearl deep blue spinel golden yellow topaz Jewels (1,000 gp) . emerald white, black, or fire opal blue sapphire fiery yellow or rich purple corundum blue or black star sapphire Grand Jewels (5,000 gp or more) . clearest bright green emerald diamond jacinth ruby Non-magical Treasures . This expansive category includes jewelry, fine clothing, trade goods, alchemical items, masterwork objects, and more. Unlike gemstones, many of these objects have set values, but you can always increase an object8217s value by having it be bejeweled or of particularly fine craftsmanship. This increase in cost doesn8217t grant additional abilitiesa gem-encrusted masterwork cold iron scimitar worth 40,000 gp functions the same as a typical masterwork cold iron scimitar worth the base price of 330 gp. Listed below are numerous examples of several types of nonmagical treasures, along with typical values. Fine Artwork (100 gp or more) . Although some artwork is composed of precious materials, the value of most paintings, sculptures, works of literature, fine clothing, and the like come from their skill and craftsmanship. Artwork is often bulky or cumbersome to move and fragile to boot, making salvage an adventure in and of itself. Jewelry, Minor (50 gp) . This category includes relatively small pieces of jewelry crafted from materials like brass, bronze, copper, ivory, or even exotic woods, sometimes set with tiny or flawed low-quality gems. Minor jewelry includes rings, bracelets, and earrings. Jewelry, Normal (100500 gp) . Most jewelry is made of silver, gold, jade, or coral, often ornamented with semi-precious or even medium-quality gemstones. Normal jewelry includes all types of minor jewelry plus armbands, necklaces, and brooches. Jewelry, Precious (500 gp or more) . Truly precious jewelry is crafted from gold, mithral, platinum, or similar rare metals. Such objects include normal jewelry types plus crowns, scepters, pendants, and other large items. Masterwork Tools (100300 gp) . This category includes masterwork weapons, armor, and skill kitssee Equipment for more details and costs for these items. Mundane Gear (up to 1,000 gp) . There are many valuable items of mundane or alchemical nature detailed in Equipment that can be utilized as treasure. Most of the alchemical items are portable and valuable, but other objects like locks, holy symbols, spyglasses, fine wine, or fine clothing work well as interesting bits of treasure. Trade goods can even serve as treasure10 pounds of saffron, for example, is worth 150 gp. Treasure Maps and Other Intelligence (variable) . Items like treasure maps, deeds to ships and homes, lists of informants or guard rosters, passwords, and the like can also make fun items of treasureyou can set the value of such items at any amount you wish, and often they can serve double-duty as adventure seeds. Magic Items . Of course, the discovery of a magic item is the true prize for any adventurer. You should take care with the placement of magic items in a hoardit8217s generally more satisfying for many players to find a magic item rather than purchase it, so there8217s no crime in placing items that happen to be those your players can use An extensive list of magic items (and their costs) is given in Magic Items . Although you should generally place items with careful consideration of their likely effects on your campaign, it can be fun and save time to generate magic items in a treasure hoard randomly. You can purchase random die rolls of magic items for a treasure hoard at the following prices, subtracting the indicated amount from your treasure budget and then rolling on the appropriate column on Table: Random Magic Item Generation in Magic Items to determine what item is in the treasure hoard. Take care with this approach, though It8217s easy, through the luck (or unluck) of the dice to bloat your game with too much treasure or deprive it of the same. Random magic item placement should always be tempered with good common sense by the GM. Table: Average Magic Item Values Magic Item Category

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